sábado, 6 de julho de 2013

Status de inscrições fechadas para Sílvia

 Olá a todos!
 Vim avisar que o status de inscrições de criticas para mim, Sílvia, estão fechadas de momento.
 A razão é porque vou demorar algum tempo a fazer a critica da Erika Caroline com a sua fanfic One Life, One Choice e tenho outra em espera da Carol Fofolety.

 Se quiserem fazer a inscrição da vossa fanfic comigo peço que esperem um pouco pois dentro de 1 ou 2 dias irá abrir de novo as inscrições.

 Também vou ter um jogo de ténis hoje à tarde (para quem não sabe, eu pratico ténis) e não vou puder continuar a critica da Erika Caroline.

 Quem não tiver preferência por nenhum de nós peço que façam as inscrições ao Rui ou à Diana (DSP) durante estes dias em que as inscrições para mim estiverem fechadas.

 Atenção: Quem fazer a inscrição da sua fanfic comigo durante o tempo em que está o status de inscrições fechadas para mim, terá a inscrição cancelada.

 Beijos e obrigada pela compreensão.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Atenção

 Olá a todos! Aqui é a Sílvia.

 Bem, muitas pessoas que temos no Facebook já nos disseram que quando acedem ao blogger vêm os nomes de outros administradores a postarem a crítica.

 Sabem porque é que isso acontece?

 A razão é simples, há sempre um de nós que vai primeiro ver as inscrições que temos. Para não ir outro ver as inscrições, a pessoa que foi ver em primeiro lugar actualiza o cronograma e faz um rascunho, apenas com o título da fanfic e o nome do/a escritor/a. Assim é mais fácil para o outro que entrar no blog encontrar o rascunho e fazer a critica à fanfic. E normalmente vêm o Rui, porquê? Porque o Rui é sempre o primeiro a ver as inscrições.

 Não fiquem alarmados, vocês inscreveram a vossa fanfic para uma pessoa e vai ser essa pessoa que vai criticar a vossa fanfic. Se não fosse isso não teríamos colocado a pergunta e muito menos teríamos colocado o cronograma em separado.

 E é isso.

 P.S - A Diana (DSP) e eu estamos a trabalhar nas fanfics. A fanfic da Suzanny vai demorar um pouco a fazer a critica. Talvez a Diana (DSP) consiga terminá-la amanhã.

 Beijos.

3ª - Fanfic Secrets de Malu Oliveira

Olá a todos!
A Malu preferiu ser eu, Sílvia, a criticar a fanfic dela e aqui estou eu já com o trabalho sobre a fanfic terminada.
Deve ter visto que foi terminada ontem à tarde a critica à sua fanfic e não postei logo de seguida. É que houve um problema com o selo. Já consegui melhorar e espero que goste.

Status do blog:
Nome: Fanfics of Paradise.
Dona do blog: Malu Oliveira
Fanfic a ser criticada: Secrets.

A critica foi feita até ao capitulo 2, o último capitulo postado.

Visual:

 Gostei do visual mas acho que como a fanfic é de drama poderia ser uma cor mais escura.

Sinopse:

 Eu li a sinopse e tive várias questões:
 1ª- "1 único segredo" foi escrito propositadamente para dar ênfase ou foi por outra razão?
 2ª- "mil anos" é literalmente mil anos ou é uma forma de expressão?
 Essas duas perguntas são boas para um leitor ser obrigado a ler a história. Afinal, a curiosidade pode matar!
 Também chamou-me à atenção o facto de não fazer abreviaturas. "Você" é um exemplo. Os escritores brasileiros costumam fazer abreviaturas da palavra "você" por "vc". Eu detesto isso! Parabéns por não fazer isso! Escreveu bem a sinopse e conseguiu manter-me "agarrada" à sua fic.

Personagens:

 Colocou os personagens famosos com outros nomes, eu gosto disso! Parabéns! Não fez nenhuma descrição das personagens, apenas as apresentou e sinceramente também achei melhor assim. A sinopse já dizia como iria ser a fanfic. Quando fui ler o capitulo 1 esperei que conseguisse descrever a personalidade de todos os personagens, direta ou indiretamente, mesmo sem as descrever em nenhum post.

Capítulos:

 E depois de ter analisado as personagens e a sinopse, finalmente cheguei ao capitulo 1 da fanfic Secrets. Comecei a ler o capitulo 1 e pensei: "Ok, esta escrita é diferente das da maioria das escritoras que escrevem no blogger". Gostei da escrita da Malu Oliveira. Prende o leitor! Foi uma primeira boa reacção.
 A fanfic tem alguns erros ortográficos, mas não são graves.
 Quanto à segunda questão que eu fiz quanto à sinopse foi logo respondia no início do capitulo 1. Foi rápido demais. Se fosse um outro leitor seguramente já se iria cansar da história. Até porque só tinha mais uma pergunta para ser respondida e, claro, o segredo que a personagem Mavie tem. Talvez o segredo da personagem ainda o mantivesse a ler a sua fic. É bem escrita!
 Eu não gosto de fanfics de vampiros mas realmente a sua fic prendeu-me e sim, eu vou lê-la.
 No primeiro capitulo também entendi que a narradora falava com os leitores, como é o caso desta frase: "Candice sabia que as meninas estavam escondendo algo dela e ela iria descobrir oque é! Mas, isso é história para outro capítulo.". É algo novo que eu até gostei de ler.
 O final do capitulo 1 teve uma pergunta. Quem chocou com a Mavie? Gostei da questão. Fez o leitor querer ler o segundo capitulo. E foi o que eu fiz logo de seguida. Li o capitulo 2.
 No capitulo 2 deu para ver que descreve muito bem os espaços onde decorreu a acção. Uma das poucas escritoras que conheço que faz isso perfeitamente. Parabéns!
 Não tenho nada a falar quanto ao capitulo 2, foi muito bem escrito, houve um erro ortográfico apenas no capitulo (parabéns para mim que me tornei observadora!). Enfim...a critica está completa!

Dicas:

 A fanfic ainda está no início por isso, acho que a única dica que tenho a dar é:

 1- Tenha cuidado com os erros ortográficos.

Nota:

 A fic é nova ainda...está no capitulo 2. E neste momento estou a adorar. Espero não estar a ser precipitada mas a minha nota vai ser:

 Nota 9,6.

 Só não teve nota máxima porque temos questões no início quando lemos a sinopse que foram logo respondidas no capitulo 1 e também porque ainda está no início.
 Espero que não fique decepcionada pela nota não ter sido 10. Mas espero que não deixe de escrever dessa maneira. A fanfic ainda está no início e está no bom caminho.

 Tem que postar a critica e o selo no seu blog. A fanfic foi aprovada por mim, Sílvia.

Selo:


Blog de Malu Oliveira = Fanfics of Paradise

Beijos.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

2ª - Fanfic Behind These Hazel Eyes de Amanda Gomes

Olá a todos!
Aqui é a Sílvia e como a Amanda Gomes me pediu, aqui está a critica à sua fanfic. Passei um dia inteiro a fazer essa critica.
Comente o que quiser. Se concorda com a critica ou não.

Status do blog:
Nome: Behind These Hazel Eyes
Dona do blog: Amanda Gomes
Fanfic a ser criticada: Behind These Hazel Eyes

A critica foi feita até ao capitulo 14.

Visual:

 O visual é bonito mas tendo em conta que é uma fanfic de drama poderia ser uma cor um pouco mais escura.

Sinopse:

 Muito simples no entanto, é bem escrita e dá para entender que vai ser mistério ou drama.

Personagens:

 As personagens são famosas mas têm nomes diferentes. Sou fã disso! Outra coisa muito importante é que a apresentação de personagens não tem o típico casal Jemi. É bom o leitor ler algo diferente.

Capítulos:

 Ao ler pude entender que o personagem James é um personagem muito bem feito. Descrito na perfeição. Se o personagem é descrito "assim, assim, assim", na fic não pode ser diferente.
 No primeiro capitulo já se pode entender que a fanfic é dramática. Só o género dela já prendeu os leitores que amam drama, já os restantes acho que teriam que ler mais um pouco para compreender a escrita que a escritora usa e verem se gostam mesmo da fic ou não.
 Quanto à ortografia, encontrei uns erros apenas, nada de grave. Parabéns! Encontrei as frases de personagens numa linguagem informal mas isso é possível escrever por isso não tenho nada a dizer.
 A fanfic Behind These Hazel Eyes é de drama e é preciso "puxar" o leitor à história. Algumas vezes consegui ler e entender que estava também ao lado dos personagens mas outras vezes não me encaixei. Acho que seria melhor mais sentimento em alguns capítulos porque não consegue chegar ao leitor. Uma escritora de drama tem que conseguir levar o leitor às lágrimas. Esse é o maior desafio!
 A fic tem algumas piadas, tem uma comédia leve. Gostei da comédia porque serve para o leitor respirar fundo. Até o grande drama é preciso ter alguma coisa para deixar o leitor descontrair por breves momentos.
 A parte do assassinato, no capitulo 3, foi muito curta. Se escrevesse mais com o pensamento da Shannon talvez chegasse mais ao leitor, mas mesmo curto foi bom.
 Logo depois do assassinato entram as drogas na fic. Boas ideias prendem o leitor! Mas eu sinceramente, não gostei da parte em que ficam a raspar o cabelo da Caitlin. Devia colocar drama nessa parte e não comédia. Foi uma comédia muito repentina. Deixe o leitor ficar chocado durante algum tempo e depois inicie a comédia.
 No capitulo 8 coloca os nomes dos personagens antes das falas. Até ao capitulo 8 não faz isso, eram só as falas, mas depois mudou. Pensa desde o início de que maneira deseja escrever pois pode atrapalhar os seus leitores.
 No capitulo 10, escreves uma frase assim: "Cerca de um dia,se demorasse mais,iria acordar numa cova". São frases destas que prendem um leitor a uma fanfic de drama. Gostei particularmente do capitulo 10, um dos melhores capítulos escritos por ti.
 Devia também ter descrito mais o que a Shannon sentiu com o desaparecimento da amiga. O leitor sentiria muito mais o terror mas mesmo assim, foi bom.
 Escreve que os capítulos são minis, isso pode desagradar os seus leitores. Tenha cuidado!
 No capitulo 14 vejo que colocou protagonismo no Brian. Eu sabia que o Brian teria que aparecer na fanfic senão iria se tornar focado sempre no mesmo e iria ser cansativo.
 A sua fanfic faz-me lembrar a série CSI só que é mais simples e tem uma leve comédia. Diferente das adaptações que vejo por aí. Nunca li nenhuma fanfic que fosse semelhante a CSI. É o primeiro e isso é bom. Coisas novas é o que o leitor procura.

Dicas:

1- Descreva mais alguns capítulos e os sentimentos dos personagens para conseguir "puxar" o leitor para a fic;
2- Deixe o drama e o mistério prevalecerem na fic durante um tempo e só depois inicie uma leve comédia;
3- Pensa logo desde o início de que maneira deseja escrever pois pode atrapalhar os seus leitores;
4- Não passe o tempo a dizer que os capítulos são minis, deixam os seus leitores desagradados. Se pensa que o capitulo é mini fique um dia a tentar escrever mais e só depois posta.

Nota:

Não tenho muito a falar da fanfic, gostei da fanfic no geral. Vou dar:

Nota 9.

Como a sua fanfic foi aprovada, vai ter que colocar o selo e a critica no seu blog.
Obrigada pela preferência.

Selo:



Blog da Amanda Gomes = Behind These Hazel Eyes

Beijos.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

1ª - Fanfic O amor é um presente de Vanessa Souza

Olá a todos!
Aqui estou eu, Sílvia, a postar a critica da fanfic da Vanessa Souza.
Espero que concorde com a critica.

Status do blog:
Nome: Jemi - True Love's a Gift
Género: Romance/Comédia.
Dona do blog: Vanessa Souza
Fanfic a ser criticada: O amor é um presente.

A critica foi feita até ao capitulo 35.

Visual:

 Acho que o visual tem tudo a ver com o género da fic. Parabéns! Nada a falar.

Sinopse: (não existente)

 As escritoras escrevem normalmente a sinopse para o leitor se centrar na história mas também sabem que se não postarem a sinopse ou não a escreverem, o leitor é obrigado a ler os capítulos a ver se gosta ou não da história no entanto, a sinopse também é boa para algumas escritoras pois criam uma linha de raciocínio quanto à história. Sabem por onde começar.
 Acho que fez muito bem o primeiro capitulo mesmo sem sinopse.

Capítulos:

 O primeiro capitulo teve a descrição necessária para o leitor compreender o mínimo da fanfic. Foi um bom capitulo.
 No segundo capitulo, os leitores entenderam um pouco mais do colégio. Muito bem escrito.
 E finalmente, é no capitulo 3 que a história propriamente dita começa. Conseguiu prender-me à história logo nos primeiros capítulos. Quis ler mais e mais... Parabéns! É uma escritora que sabe prender um leitor.
 Já a ler o início do capitulo 4 fiquei cansada de ver a Demi e o Joe a odiar-se. Ok, houve um início de uma má relação entre eles mas não escreva sempre o mesmo. Já todos os leitores perceberam que eles se odeiam. Não faça repetições quanto a isso. Cansei-me de ler acerca da relação entre eles estava já no capitulo 4.
 Também foi no capitulo 4 que eu entendi que a Taylor é uma personagem da mais chata que há. A ideia da fic de colocar toda a acção num colégio e todas as discussões entre jovens já é cansativo. Já li muitas fics por aí que tinham exactamente o mesmo enredo. Tente inovar, criar novas situações, novos locais, novas personalidades...vai prender o leitor com certeza. Coisas novas é o que todo o leitor procura!
 Bem, quanto a erros de ortografia são quase inexistentes. Parabéns! Acho que o único erro que li foi o "pra". Tem a mania de escrever "pra" em todo o lado. Eu entendi ao ler a fic. Achei engraçado mas enjoa para um leitor que está a ler a fanfic estar sempre a ler essa palavra mal escrita. Se for uma fala de algum personagem e quiser escrever numa maneira informal é só colocar 'pra'.
 Gostei da partida que deu aos seus leitores no final do capitulo 6. Todos nós pensávamos que iria aparecer o Joe na porta do quarto mas apareceu uma nova personagem, Miley. Algo que parecia uma situação óbvia, tornou-se numa situação misteriosa.
 Há ainda algumas situações engraçadas na fic que faz o leitor rir.
 Há partes na fic que achei cansativo de ler. Quando eles vão para algum lado e há montes de falas entre os personagens só para dizer que vão. É muito mais preferível a própria narradora ou um dos personagens narrar dizendo que vão para algum lado do que estar umas quantas falas entre os personagens a dizer que vão. Cansa os olhos a um leitor.
 Gostei da forma como desenvolveu a relação entre o Joe e a Demi. Antes era complicado ver sempre o mesmo entre eles mas depois conseguiu fazer com que os leitores se centrassem nos dois personagens.
 Ao longo dos capítulos vejo que aparece uma nova personagem, Sterling, que faz com que o género da história por momentos passe de romance e comédia para mistério. Gostei desse mistério mas se a fic é de comédia e romance não devia haver essas perguntas quanto ao que aconteceu entre o Joe e o Sterling no passado pois dá muitas questões ao leitor e o género da fanfic muda.
 Vi que os capítulos passaram a ser pequenos, tenha cuidado com isso pois muitos dos seus leitores podem ficar desagradados. Tente manter mais ou menos o comprimento dos capítulos. Mesmo que não consiga postar no dia que pretende por ter um capitulo pequeno demore mais um dia para poder escrever mais um pouco e poder postar um capitulo maior aos seus leitores.
 Bem, lendo toda esta fic até ao capitulo 35 pude ver que mesmo estando em todo o lado o casal Jemi, não foi cansativo ver a relação deles a progredir. No início ficou chato porque era ódio e parece que não havia nada de novo mas inverteu tudo isso e conseguiu criar uma relação entre o Joe e a Demi durante os 35 capítulos da sua fic. Parabéns!

Dicas:

1- Tente não repetir sentimentos e as mesmas situações entre as personagens pois cansa o leitor;
2- Tente inovar! Criar novos locais, novas personalidades, novas situações;
3- Tente ter a certeza de que género vai ser a sua fic. Tente pensar primeiro que enredo terá a história;
4- Tente fazer capítulos com o mesmo comprimento para não desagradar os leitores.

Nota:

A fanfic tem muita coisa que gostei: é bem escrita, a escritora sabe prender o leitor por isso, a minha nota vai ser:

Nota 9.

A critica foi aprovada pela critica Sílvia. Tem que colocar a critica no seu blog e também o selo. Obrigada pela preferência e espero que tenha gostado.

Selo:


Aqui está o blog de Vanessa Souza = Jemi - True Love's a Gift

Beijos.