sábado, 29 de março de 2014

História Meu Amor é Doutro de Erii

Olá!
Esta é mais uma crítica. Esta não é uma fanfic como estamos acostumados a criticar no CDF.
Espero que a escritora concorde com a crítica.

Status do blog:
Nome: Meu Amor é Doutro.
Dona do blog: Erii.
Fanfic a ser criticada: Meu Amor é Doutro.

A fanfic foi criticada até ao capítulo 10, último capítulo postado.

Visual/Gadgets e outros...: Aconselho a colocar os seguidores no blog para que seja mais fácil os leitores seguirem. Caso não saiba é só comentar aqui em baixo no post que respondo por comentários no teu blog.
Aconselho também, devido a já ter lido comentários de leitores mal-humorados, que coloque um "bem-vindos" ou qualquer outra saudação ao visitante. Já vi muitos leitores comentarem algo desagradável ao não lerem essa palavra "milagrosa".

Personagens: São apenas as personagens principais apresentadas. A descrição delas é quase feita ao pormenor o que dá para entender o que vai acontecer ao longo da história. Cuidado com isso!

Sinopse: Muito pequena mas ao mesmo tempo com muita informação. Já se sabe o que vai acontecer na história. Tente ter cuidado com isso porque a falta de suspense ou mistério pode prejudicar na forma como os leitores lêem a história. Todos, neste momento, já sabiam o final. O Tiago vai ficar com a Mia!

Prólogo e Capítulos: Quanto à forma de escrita, umas vezes eu leio na terceira pessoa, no gerúndio, e outras vezes na primeira pessoa. Não sei o que os leitores acham mas eu ao ler os capítulos não gostei. É a primeira vez que eu leio algo escrito assim. Não sei se é portuguesa ou brasileira mas causa algum desconforto ler das duas "formas", na minha opinião.
Quanto à narração é à descrição, gostei! Acho que os leitores foram tocados com cada palavra e sentiram-se perto da personagem feminina (a Mia).
Quanto à imaginação, a história é muito pouco misteriosa e já se sabe mais ou menos qual vai ser o seu final no entanto, em alguns capítulos fiquei surpreso com a atitude da Mia. A ideia não é tão original pois quando falamos em romance muita coisa derivada do género aparece em blogs e muitas coisas semelhantes também mas, no geral, gostei da história.

Dica:

1- Cuidado com a falta de suspense ou mistério.

Nota 7.

A história foi aprovada por mim, Rui, e vai ter que colocar a crítica no blog tal como está indicado nas regras. Obrigada por se inscrever no Críticas de Fanfics.

Como selo, tendo que conta que não tinha Demi nem Jonas (não é fanfic)...enfim...ninguém que tenha pertencido à Disney, decidi fazer algo mais aleatório.

Selo:


Blog da Erii = Meu Amor é Doutro

Beijos.

domingo, 23 de março de 2014

Coincidência ou Plágio?

Olá! Aqui é o Rui, com mais um post com dicas para vocês. Foi um assunto que ultimamente andou a vaguear por aqui e decidi escrever.

É muito fácil hoje em dia no mundo do Blogger as pessoas dizerem que outra pessoa os plagiou. Muitas vezes isso é verdade mas outras é totalmente o contrário.
Vou explicar isso a todos vocês que lêem as dicas do CDF.

É plágio quando:

- O texto é exactamente igual;
- As imagens do post (caso tenham) são as mesmas;
- Em caso de fanfic, a história é totalmente igual, não muda absolutamente nada nos acontecimentos e muitas vezes só existe a mudança de nome de personagem;
- É muito fácil saber se realmente plagiou se a escritora no post original escreveu uma frase com um erro ortográfico e no post plagiado existir esse mesmo erro. Muitas vezes o plagiador nem vê os erros, faz apenas Ctrl C;

É coincidência quando:

- Escreve sobre o mesmo assunto no mesmo dia em que o "original" posta, no entanto com as palavras da própria pessoa e com as imagens da mesma (caso tenha imagens);
- Se for uma fanfic, as situações mudam muitas vezes, assim como a maneira da escrita.

Já entenderam? Agora, por favor, não acusem em vão. Tentem ter certezas antes de acusar qualquer pessoa aqui na blogosfera.

Em breve novas dicas.

sábado, 15 de março de 2014

A importância da pontuação

Olá a todos!
A Amanda pediu para que falássemos sobre a pontuação e aqui está o post desejado.

Antes de mais, dou dois exemplos que milhões de sites já deram para entender o pontuação:

"Um homem muito rico estava extremamente doente, agonizando. Pediu um papel e uma caneta e escreveu, sem pontuação alguma, as seguintes palavras:
'Deixo os meus bens a minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres.'
Não resistiu e se foi antes de fazer a pontuação.
Ficou o dilema, quem herdaria a fortuna? Eram quatro concorrentes.

1) O sobrinho fez a seguinte pontuação:
"Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."

2) A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o texto:
"Deixo meus bens à minha irmã. Não a meu sobrinho. Jamais será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."

3) O padeiro pediu a cópia do original. Puxou a brasa para sardinha dele:
"Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro. Nada dou aos pobres."

4) Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
"Deixo meus bens à minha irmã? Não! A meu sobrinho? Jamais! Será paga a conta do padeiro? Nada! Dou aos pobres."

"Não, espere.
Não espere.

Isso, só ele resolve.
Isso só, ele resolve.

Esse, juiz, é corrupto.
Esse juiz é corrupto.
"

Quanto ao primeiro exemplo é de fácil entendimento. Vamos então analisar o segundo e último exemplo que eu dei.
Se estivesse a escrever uma fala de um personagem e quisesse que esse mesmo personagem pedisse a outro para esperar por ele de certeza que iria colocar uma virgula entre o "Não" e o "espere".
Exemplo concreto:
- Vou ter que ir. A minha mãe está à minha espera.
- Não, espere.
No entanto, se quisesse mandar o personagem sair teria que excluir a virgula entre as duas palavras.

"Isso, só ele resolve" e "Isso só, ele resolve".
Exemplo:
- Vou ter que fazer alguma coisa. - disse a Maria olhando para Miguel.
- Não faça isso! Ele resolve.
- Tem a certeza? - perguntou Maria, receosa.
- Claro que sim.
- Então que seja!
- Isso, só ele resolve.

Entenderam? Ainda não. Vou tentar ser mais especifica. Com a virgula entre a palavra "isso" e "só", a personagem está a pedir a outra que não faça nada. Pode até mesmo substituir a virgula pelo ponto de exclamação.
Já com a virgula entre a palavra "só" e "ele", a personagem em questão pede a outra para que não faça mais do que já fez.
Exemplo:
- Vou ter que fazer alguma coisa. - disse Maria olhando para Miguel.
- Não faça mais nada! Ele já é crescidinho.
- Tem a certeza? - perguntou Maria, receosa.
- Claro que sim. Fez isso e só, ele resolve.

"Esse, juiz, é corrupto" e "Esse juiz é corrupto"
Estas duas frases são as mais diferentes e de fácil entendimento.
Na primeira frase, a palavra "Juiz" é tida como um aposto, ou seja, está a referir quem é o corrupto.

O aposto é uma "função sintática da gramática tradicional que se junta a um substantivo ou a um pronome com função de explicação, descrição ou acrescentamento de informação. O aposto sucede ao substantivo e é normalmente separado por pausa na oralidade e assinalado por vírgulas na escrita." - Via Infopédia.

Já a segunda é uma frase simples que refere já diretamente quem é o sujeito.

Para saber onde colocar o virgula ou qualquer outro sinal de pontuação tente falar em voz alta a sua frase tal como na oralidade. Se fizer alguma breve paragem, seguramente será aí onde irá colocar pontuação.

Espero ter ajudado a entender melhor.

Beijos.

(Este post foi o último da Sílvia no CDF. A Sílvia se afastou no dia 9 de Março).

domingo, 9 de março de 2014

Sílvia se afasta por um tempo do CDF

Olá a todos!
Bem, o título do post já fala por si. Eu decidi me afastar um tempo do Críticas de Fanfics.

Eu quando decidi criar o blog e chamar a Diana e o Rui para me ajudarem, achei que seria uma ajuda para os escritores novinhos, como eu, a melhorarem a sua escrita.
Mas, eu não consigo fazer críticas sem dar uma boa nota. Acho que todos já entenderam isso. Eu não gosto nada de dar notas baixas aos escritores porque eles trabalham para conseguirem ter leitores, seguidores, gente que comenta, assim como eu. Ninguém gosta de levar uma nota baixa tendo tanto trabalho!
A Diana e o Rui conseguem dar notas baixas sem se preocuparem com o que o escritor vai pensar. A Diana principalmente. Ela consegue ser justa e dar a sua nota de coração mesmo que a crítica não seja satisfatória. Se ela não gosta dá nota baixa e ponto. E o Rui quando acha que deve dar nota baixa, ele dá.
Eu não consigo fazer isso! Eu não consigo ser justa e dar a nota que eu acho que deva dar e fazer uma crítica pouco satisfatória. Acho que todos os que lêem as minhas criticas sabem que eu tento atenuar os problemas que eu acho que estão presentes nas fanfics.
Eu sinceramente penso cada vez mais que para alguém fazer uma crítica necessita de ser uma pessoa justa e que não tenha problemas em dar a sua opinião por mais rígida que seja. Eu não sou uma dessas pessoas!
Eu acho que fazer uma crítica dura é como que envergonhar o escritor depois de tanto trabalho que ele teve em escrever e pensar no que fazer aos capítulos.
Eu tomei uma atitude e uma decisão. Decidi me afastar por um tempo do Críticas de Fanfics. Vou me dedicar às minhas histórias. Quem quiser o meu blog está na página "Equipa", podem ler e comentar se quiserem.
A Diana e o Rui entendem a minha decisão embora não a apoiem. Eles queriam que eu continuasse mas não consigo mais. Preciso de pensar bem no que fazer e quando estiver pronta, recomeço com as críticas.
Eu não vou abandonar o Críticas de Fanfics, aliás, fui eu que criei o blog e levei a Diana e o Rui comigo, mas preciso de um tempo. Espero que entendam.

Não façam inscrições comigo durante esse tempo, por favor, o meu nome ainda estará no formulário das inscrições mas não irei estar aqui.
A Diana e o Rui irão continuar com as críticas e com as dicas. Tenho ainda uma dica nos rascunhos do blog, um pedido da Amanda, que em breve será postada pela Diana ou pelo Rui.

Até breve!

quarta-feira, 5 de março de 2014

Concurso de Melhor Fanfic

Olá a todos!
Viemos informar um concurso que está sendo feito no blog Reviver Stories (podem aceder ao blog Aqui)
O CDF está divulgando porque o primeiro lugar terá uma crítica feita por um de nós.

Todas as fanfic podem ser inscritas e os autores concorrem por comentário.

Para mais informações, visitem o blog que já colocámos acima.

Beijos.

terça-feira, 4 de março de 2014

Fanfic A Elite de Gabs Muniz

Olá a todos!
Aqui está mais uma crítica.
A Gabs Muniz já é uma escritora conhecida aqui no Críticas de Fanfics. A Diana e o Rui já criticaram fanfics dela, de seus nomes "Adolescentes em Casa" e "A Seleção".
Essa chama-se "A Elite" e é baseada no livro de Kiera Cass.

Status do Blog:
Nome: A Elite.
Dona do blog: Gabs Muniz.
Fanfic a ser criticada: A Elite.

A fanfic foi criticada até ao capítulo 8.

Sinopse:

 Eu não vou falar nada quanto à sinopse já que as únicas coisas que mudou do original foram os nomes dos personagens.

Capítulos:

 Em todos os capítulos eu não vi um único erro ortográfico nem falta de narração nem descrição, no entanto, eu achei a fanfic muito semelhante ao original. Não encontrei muitas diferenças, confesso. Acho que, na maioria, só mudou os nomes das personagens.
Não achei uma adaptação, achei uma cópia do livro de Kiera Cass.

Não gostei. Foi muito semelhante ao original e achei que iria ler uma nova versão do livro, algo que eu não vi acontecer. No entanto, parabéns por não ter dado qualquer erro ortográfico.

Eu detesto fazer isso mas, realmente, eu não gostei. Não me odeie, por favor, e espero que entenda.

Nota: 3.

A fanfic não foi aprovada por mim, Sílvia. Está a seu critério se quer postar a crítica ou não. O selo vai ter que colocar no seu blog.
Obrigada por se inscrever no Críticas de Fanfics.


Blog da Gabs Muniz = A Elite

Beijos.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Fanfic Everything Has Changed de Lívia Vernizzi

Olá Pessoal!
Em breve continuamos com os posts com dicas.
Mais duas fanfics foram inscritas para serem criticadas. Uma delas é a da Lívia Vernizzi.
Espero que concorde.

Status do blog:
Nome: Stories With Bieber.
Dona do blog: Lívia Vernizzi.
Fanfic a ser criticada: Everything Has Changed.

A fanfic foi criticada até ao capítulo 2.

Visual/Gadgets/Páginas e outros:

A única coisa que eu tenho a falar é acerca das páginas.
Na página "Sobre" escreve o seguinte: "Sou Belieber dês de 2011...". Tenha cuidado com esse erro ortográfico porque algumas pessoas podem o considerar grave.

Sinopse e Apresentação dos personagens:

A sinopse está muito bem escrita e sem nenhum erro ortográfico. Parabéns!
A apresentação dos personagens foi simples mas achei que deveria descrever a personalidade de cada um deles porque antes de terminar o post escreve que a Selena não vai ser a ex-namorada vingativa do Justin. Seria melhor explicar já na apresentação da personagem do que escrever uma espécie de P.S ou N.A (Notas da autora).

Capítulos:

Ao ler os dois capítulos tive a noção que tem alguns problemas com os plurais das palavras ou simplesmente perde o raciocínio a meio das frases já que as mesmas são enormes e têm mais virgulas que pontos finais.
Logo no primeiro capítulo escreve: "Será que ele não entende que eu amo ele e nunca fária nada para que nosso amor se rompesse? Mas esse não era o único motivo para nossas brigas, em premiações quando eu tirava foto com outros famosos no tapete vermelhos e eles olhavam para meu seios e davam um sorriso safado Nathan ficava irado..." Tenha cuidado com isso. Tente escrever frases mais curtas para conseguir entender algum erro, ou, se mesmo assim pretender escrever frases grandes, tente ter mais atenção às mesmas.
Existem também alguns erros ortográficos e faz um mesmo erro constantemente: "Fária".
Repete muitas vezes as mesmas palavras: "Fiquei muito feliz quando descobri que o Nathan também sentia o mesmo por mim, e fiquei mais feliz ainda quando o mesmo me pediu em namoro." Tente trocar por sinónimos ou, como nessa frase fala do Nathan, poderia trocar por garoto (se pretender).
Em termos de ortografia e pontuação realmente está um pouco fraca e muitos dos erros podem deixar o leitor chateado. Mas, em termos de narração e descrição está bom. Quando à criatividade, ainda não posso responder pois em apenas dois capítulos ainda nada de novo aconteceu.

Dica:

1- Cuidado com a ortografia e pontuação.

No geral, não achei a fanfic má de todo, mas os erros ortográficos realmente são graves. A narração e a descrição estão bem, portanto, da nota entre 0 a 10 (onde o 5 é a nota que divide o aprovação da não aprovação) a minha nota vai ser clara de acordo com o que eu escrevi acima.

Nota 6.

A fanfic foi aprovada por mim, Diana, e vai ter que colocar a crítica no blog tal como está indicado nas regras.
Obrigada por se inscrever no Críticas de Fanfics.


Blog da Lívia Vernizzi = Stories With Bieber

Bjs :)