quarta-feira, 30 de abril de 2014

Fanfic Fellings de Larissa Mello

Olá Pessoal!
Aqui está mais uma crítica. Esta crítica vai ser feita à fanfic da Larissa, chamada "Fellings".
Espero que a escritora concorde com a crítica.

Status do blog:
Nome: Fellings.
Dona do Blog: Larissa Mello.
Fanfic a ser criticada: Fellings.

Visual/Gadgets/Páginas e outros:

Tenha cuidado com os erros ortográficos. Nesse gadget existe um erro: "Aceito criticas construtivas, mas caso ao contrário dessa critica não precisa comentar." Não necessita de repetir "dessa crítica" e a virgula entre as palavras crítica e não é fundamental para entendimento da frase. Quanto ao resto, nada tenho a declarar.

Capítulos:

Confesso que a parte em que coloca a personagem a escrever a história e depois a retorna à realidade é confuso. Começando logo pelo primeiro capítulo, a Demetria estava a recitar um trabalho que tinha feito, depois vai à biblioteca, a Selena aparece para conversar com ela, logo de seguida a mesma sai da biblioteca deixando a personagem principal a escrever. Quando regressa de novo à realidade, parece que ocorreu um assassinato.
Ao acabar de ler este capítulo ocorre-me duas questões: Porque razão é que aconteceu o assassinato? Porque motivo é que o assassinato teria que ocorrer após a personagem ter começado a sua história?
Por que é que eu afirmo que tive estas questões? Porque não vejo qualquer resposta plausível para tal ter ocorrido. O assassinato aconteceu do nada e o mais irónico é que não há assassinos conhecidos para tal coisa ter ocorrido, já que a Demetria estava na biblioteca. E, vale frisar, que a fanfic desde o início é um pouco obscura, já começando pela personagem principal. Admiro a forma como a fanfic é escrita, porque o mistério está lá no entanto, não muito satisfatório, na minha opinião.
Enfim, isso tudo continua ao longo dos capítulos sem um mínimo de algum acontecimento que pareça "real" ao próprio leitor. Nem sei bem como explicar isto. A única coisa que eu percebi foi que a história na mente da Demetria, funde-se à história do próprio enredo. É uma coisa muito estranha! Como se a personagem principal estivesse dentro desse assassinato e soubesse de algo. A ideia é muito original no entanto, não há nenhuma interligação de fatos, não há, tal como afirmei atrás, nada de "real" para o leitor. E isso faz com que o mistério não faça sentido.
Após a morte da Selena eu tentei entender o mistério presente nessa fanfic e embora ter várias suspeitas do que vai acontecer, nenhuma delas tem a história escrita pela personagem.
Ao acabar de ler todos os capítulos, até ao mais recente, eu achei a fanfic muito confusa. É um mistério estranho onde tudo parece algo "não real". Sabe-se a meio dos capítulos que a Demetria tem pais...enfim...fugitivos. Isso é relevante para o enredo mas a menos que a personagem não seja humana, a Demetria não podia ser a assassina dos casos de assassinato. E, a coisa mais irónica, é que a personagem escreve histórias que "quase" retratem o que está a acontecer na realidade. Mas, caso isso seja verdade, a fanfic está confusa.
Sinceramente, não sei o que pensar quanto a essa fanfic.
Enfim...indo aos erros ortográficos, a fanfic tem alguns mas vejo que tem atenção a eles.
Quanto a esses comentários da própria escritora no final do post: "Amores eu sei que está um cu este capitulo, mas prometo melhorar o próximo.", detesto-os! Se o trabalho é teu, defende-o até ao fim. Por muito que a própria pessoa o deteste, nunca faça transparecer isso aos outros! No final de contas, o não já toda a gente o tem. E garanto que se o capítulo estiver mesmo mal não vai ser um comentário da própria escritora a dizer que está mau e que melhora no próximo que vai fazer a reação contrária (muita gente pensa assim, o que não é verdade).

Dicas:

1- Crie algo "real" (ou algo que pareça "real") para o próprio leitor, pois se o mistério não tiver algo real o leitor desiste de ler pois o mistério fica um tanto quanto "esquizofrénico";
2- Mais autoconfiança nesses finais de post. Defende o teu trabalho até ao fim.

No geral, não achei a fanfic má, mas esse mistério realmente não está muito satisfatório. Contudo, vale salientar que a ideia é muito original portanto, da nota entre 0 a 10 (onde o 5 é a nota que divide o aprovação da não aprovação) a minha nota vai ser clara de acordo com o que eu escrevi acima.

Nota 7.

A fanfic foi aprovada por mim, Diana, e vai ter que colocar a crítica no blog tal como está indicado nas regras.
Obrigada por se inscrever no Críticas de Fanfics.

Selo:


Blog da Larissa = Fellings

Bjs :)

3 comentários:

  1. Diana,eu não sei se quero continuar com a fanfic.Ninguém comenta.
    Desculpa,quer continuar a me ajudar?

    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Se eu enviar a minha fic agora, posso enviar de novo depois, com mais caps postados?

    inspiration-tatis.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  3. Nossa desculpa. Não vi e nem li a crítica. Tirei os gadgets pq está dando "pau", no meu pc e tirei tudo. Estou com muitas coisas e nem tive tempo pra ler o que você postou.
    Obrigada pela critica, está me ajudando muito.

    ResponderEliminar

Bem-Vindo ao CDF!
Seja bem educado ao fazer o seu comentário.
Recebemos selos se estiverem ligados a blogs e não a fanfics.
É possível fazer afiliação com blogs de críticas.