sexta-feira, 5 de julho de 2013

3ª - Fanfic Secrets de Malu Oliveira

Olá a todos!
A Malu preferiu ser eu, Sílvia, a criticar a fanfic dela e aqui estou eu já com o trabalho sobre a fanfic terminada.
Deve ter visto que foi terminada ontem à tarde a critica à sua fanfic e não postei logo de seguida. É que houve um problema com o selo. Já consegui melhorar e espero que goste.

Status do blog:
Nome: Fanfics of Paradise.
Dona do blog: Malu Oliveira
Fanfic a ser criticada: Secrets.

A critica foi feita até ao capitulo 2, o último capitulo postado.

Visual:

 Gostei do visual mas acho que como a fanfic é de drama poderia ser uma cor mais escura.

Sinopse:

 Eu li a sinopse e tive várias questões:
 1ª- "1 único segredo" foi escrito propositadamente para dar ênfase ou foi por outra razão?
 2ª- "mil anos" é literalmente mil anos ou é uma forma de expressão?
 Essas duas perguntas são boas para um leitor ser obrigado a ler a história. Afinal, a curiosidade pode matar!
 Também chamou-me à atenção o facto de não fazer abreviaturas. "Você" é um exemplo. Os escritores brasileiros costumam fazer abreviaturas da palavra "você" por "vc". Eu detesto isso! Parabéns por não fazer isso! Escreveu bem a sinopse e conseguiu manter-me "agarrada" à sua fic.

Personagens:

 Colocou os personagens famosos com outros nomes, eu gosto disso! Parabéns! Não fez nenhuma descrição das personagens, apenas as apresentou e sinceramente também achei melhor assim. A sinopse já dizia como iria ser a fanfic. Quando fui ler o capitulo 1 esperei que conseguisse descrever a personalidade de todos os personagens, direta ou indiretamente, mesmo sem as descrever em nenhum post.

Capítulos:

 E depois de ter analisado as personagens e a sinopse, finalmente cheguei ao capitulo 1 da fanfic Secrets. Comecei a ler o capitulo 1 e pensei: "Ok, esta escrita é diferente das da maioria das escritoras que escrevem no blogger". Gostei da escrita da Malu Oliveira. Prende o leitor! Foi uma primeira boa reacção.
 A fanfic tem alguns erros ortográficos, mas não são graves.
 Quanto à segunda questão que eu fiz quanto à sinopse foi logo respondia no início do capitulo 1. Foi rápido demais. Se fosse um outro leitor seguramente já se iria cansar da história. Até porque só tinha mais uma pergunta para ser respondida e, claro, o segredo que a personagem Mavie tem. Talvez o segredo da personagem ainda o mantivesse a ler a sua fic. É bem escrita!
 Eu não gosto de fanfics de vampiros mas realmente a sua fic prendeu-me e sim, eu vou lê-la.
 No primeiro capitulo também entendi que a narradora falava com os leitores, como é o caso desta frase: "Candice sabia que as meninas estavam escondendo algo dela e ela iria descobrir oque é! Mas, isso é história para outro capítulo.". É algo novo que eu até gostei de ler.
 O final do capitulo 1 teve uma pergunta. Quem chocou com a Mavie? Gostei da questão. Fez o leitor querer ler o segundo capitulo. E foi o que eu fiz logo de seguida. Li o capitulo 2.
 No capitulo 2 deu para ver que descreve muito bem os espaços onde decorreu a acção. Uma das poucas escritoras que conheço que faz isso perfeitamente. Parabéns!
 Não tenho nada a falar quanto ao capitulo 2, foi muito bem escrito, houve um erro ortográfico apenas no capitulo (parabéns para mim que me tornei observadora!). Enfim...a critica está completa!

Dicas:

 A fanfic ainda está no início por isso, acho que a única dica que tenho a dar é:

 1- Tenha cuidado com os erros ortográficos.

Nota:

 A fic é nova ainda...está no capitulo 2. E neste momento estou a adorar. Espero não estar a ser precipitada mas a minha nota vai ser:

 Nota 9,6.

 Só não teve nota máxima porque temos questões no início quando lemos a sinopse que foram logo respondidas no capitulo 1 e também porque ainda está no início.
 Espero que não fique decepcionada pela nota não ter sido 10. Mas espero que não deixe de escrever dessa maneira. A fanfic ainda está no início e está no bom caminho.

 Tem que postar a critica e o selo no seu blog. A fanfic foi aprovada por mim, Sílvia.

Selo:


Blog de Malu Oliveira = Fanfics of Paradise

Beijos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Bem-Vindo ao CDF!
Seja bem educado ao fazer o seu comentário.
Recebemos selos se estiverem ligados a blogs e não a fanfics.
É possível fazer afiliação com blogs de críticas.